LabIoT & LabTel - Equipe

Quem somos

O grupo de Telecomunicações da UNIFEI está voltado para pesquisa básica na área de eletromagnetismo e propagação de ondas eletromagnéticas. Neste vasto campo de pesquisas em eletromagnetismo, estamos diretamente interessados em três áreas: óptica e fotônica, radiofrequência (RF), propagação de ondas e antenas.

Professores:


Danilo Henrique Spadoti

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2002). Concluiu o mestrado (2004) e o doutorado (2008) em Engenharia Elétrica, área de concentração telecomunicações, pela USP - Universidade de São Paulo. Em 2009, fez o pós-doutoramento no exterior, junto ao Grupo de Nanofotônica da Universidade de Cornell, Ithaca, EUA. Em 2010 foi bolsista Fapesp de pós-doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2012 trabalhou como pesquisador visitante, com bolsa Erasmus Mundus, no centro de pesquisa IMEC, em Leuven, Bélgica. No ano de 2016 recebeu Certificação Profissional RFID - IDentificação por Rádio Frequência. Atualmente é professor Associado I, na área de sistemas de telecomunicações e eletromagnetismo aplicado, na Universidade Federal de Itajubá. Foi diretor adjunto de Relações Internacionais da UNIFEI entre 05/2018 a 08/2019. No período de 09/2019 a 12/2020 atuou como Pró-reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação da UNIFEI. Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em telecomunicações, atuando, principalmente, nos seguintes temas: comunicações ópticas, fotônica, fibras ópticas de cristal fotônico e fotônica do silício.

Lattes

José Antônio Justino Ribeiro

Possui graduação em Engenharia de Operacao em Telecomunicacoes pelo Instituto Nacional de Telecomunicações(1969), graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações(1973), mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1980), doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1998), curso-tecnico-profissionalizantepela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa(1966), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Ginásio Santo Antônio(1962) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa(1965). Atualmente é professor titular do Instituto Nacional de Telecomunicações, professor titular da Universidade Federal de Itajubá, professor titular da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, Revisor de periódico da Telecomunicações (Santa Rita do Sapucaí), Revisor de periódico da IEEE Latin America Transaction e Revisor de periódico da Journal of Applied Soft Computing. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atuando principalmente nos seguintes temas:Microondas, Modulação eletroóptica, Guias ópticos, Processamento de sinais ópticos.

Lattes

Edvard Martins de Oliveira

Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Itajubá. Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2013) e graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atua na área de Sistemas Distribuídos, com ênfase em e-Science, Gateways Científicos, Arquiteturas Orientadas a Serviço (SOA), Workflows Científicos e Predição de Estruturas de Proteínas.

Lattes

Luiz Lenarth Gabriel Vermaas

Professor da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Doutor em Engenharia Elétrica - área de Automação e Sistemas Elétricos Industriais (2010), mestrado em Engenharia Elétrica (1995) e Engenheiro Eletricista - ênfase em Eletrônica (1992) pela Universidade Federal de Itajubá. Diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação - IESTI. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação na UNIFEI. Foi Coordenador de Estágios e Pró-reitor de Extensão Universitária da UNIFEI. Possui experiência na área de Engenharia Elétrica - ênfase em Eletrônica e Automação Industrial.

Lattes

Pós-Doutorado


Reinaldo Lima de Abreu

É Engenheiro de Controle e Automação com Mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação e Sistemas Elétricos Industriais. Possui conhecimentos em pesquisa em desenvolvimento de Transferência de Energia Elétrica Sem Fio, dispositivos de RFID, desenvolvimento de softwares e sistemas embarcados (projeto de hardware e firmware); Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação. Trabalhou com projeto de dispositivos de transferência de energia sem fios na graduação e mestrado. Desenvolveu produtos embarcados na área de medição de impedância e medição consumo de energia e água. Desenvolveu softwares de plataforma web voltado a internet das coisas e comunicações sem fios. Atualmente trabalha com projetos de sistemas embarcados (C, linux), softwares web (html5, javascript, css3, php) e foco principal na pesquisa de dispositivos para transferência de energia sem fios.

Lattes

Doutorado


Afonso José de Faria

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - MG (INATEL, 1992) e Mestrado em Telecomunicações, também pelo INATEL, em 2014. Atualmente é diretor de de pesquisa e desenvolvimento, diretor de manufatura na NITERE Indústria de Produtos Eletrônicos, em Santa Rita do Sapucaí, MG. Sua área de interesse e pesquisa inclui redes de comunicação sem fios de próxima geração, protocolos de múltiplo acesso, alocação de recursos e análise de desempenho de redes de comunicação sem fios. Tem longa experiência em Engenharia Elétrica, com ênfase em circuitos eletroeletrônicos, tecnologia da informação e processos industriais.

Lattes

Lucas de Oliveira Veiga

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Em 2014, formou-se Segundo-Tenente do Quadro Complementar de Fuzileiros Navais na Marinha do Brasil, onde exerceu atividades e treinamentos militares durante 4 anos no Batalhão de Comando e Controle. Possui Mestrado em Telecomunicações pelo Inatel, com pesquisas em Antenas de Faixa larga para aplicações em 5G. Também como pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), onde desenvolveu atividades de pesquisa e desenvolvimento de antenas para aplicações em câmaras Over-the-Air para a empresa LACE. Atualmente é aluno de Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Lattes

Mestrando


Marciano de Lima Medeiros

Licenciou-se em Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA), onde atuou principalmente em Mecânica Quântica no Espaço de Fases com ênfase no formalismo de Weyl-Wigner-Groenewold-Moyal, e em Física Matemática com ênfase em Cálculo das Variações, envolvendo problemas variacionais da Mecânica Clássica e Teoria Clássica de Campos. Atuou como monitor voluntário em disciplinas de Mecânica, Eletricidade e Magnetismo para Engenharia e foi professor substituto de Matemática na escola de ensino particular Paraíso da Cultura em Crato-CE. Atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UNIFEI, Itajubá, Minas Gerais, atuando principalmente em Óptica Integrada, Nanofotônica de Silício, Eletromagnetismo aplicado e fibras ópticas especiais.

Lattes

Miguel Marques de Paiva Esper

Graduado em engenharia de computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações em 2012. Atuou como analista de desenvolvimento de aplicativos móveis para o sistema Android na DL Eletrônicos. Ainda na DL, trabalhou como líder do setor de desenvolvimento de aplicações móveis para o sistema Android. Atua como freelancer nas áreas de desenvolvimento de site na plataforma Wordpress, imagens aéreas com drones e serviços de servidores em nuvem com AWS (Amazon Web Services).

Lattes

Fábio Silva Borges

Possui graduação em Engenharia Elétrica (07/2014) pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Graduando em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Patos de Minas. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Área de Interesse: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações / Especialidade: Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas Impressas.

Lattes

Jean Wellington de Souza

Atualmente cursando Mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Microeletrônica na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário de Itajubá - FEPI (2016 - 2020), possui experiência como desenvolvedor de soluções e aplicações de Internet das Coisas atuando principalmente na área de monitoramento de energia e aquisição de dados.

Lattes

Graduando


Genoaro Soares Junior

Cursou eletrônica na escola de Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no ano de 2013 (nível técnico), local em que recebeu também treinamento em Mecatrônica Industrial. Foi membro colaborativo do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI), situado na UNIFEI, e do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), UNIFEI, ambos no campus de Itajubá. Em 2020 foi bolsista de projeto P&D no grupo GPESC, onde trabalhou com flutter no desenvolver de um aplicativo para a empresa Honeywell. Atualmente estuda Engenharia da Computação na Universidade Federal de Itajubá, onde é membro do grupo de pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações e internet das coisas, LabTel e LabIoT, e estagiário de produtos na MOVA, exercendo a função de Arquiteto de Software.

Lattes

Mikaelle de Oliveira Ribeiro

Graduanda em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atuou como membro de Sistemas Elétricos na equipe de foguetemodelismo Beyond Rocket Desing. Atuou como membro no laboratório de empreendedorismo Maker Space Unifei. Atualmente é membro do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Elétrica e também, membro do grupo de pesquisas e desenvolvimento em telecomunicações (LabTel - LAIoT) ambos, na Universidade Federal de Itajubá.

Lattes

Danilo Di Lorenzo Teixeira Clemente

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e LSS Green Belt. Participou do projeto especial EcoVeículo pela subequipe de Powertrain Elétrico.

Lattes

Vitória Jacomelli Baratella

Tem experiência na área comercial, com enfoque no mercado eletônico. Está cursando Engenhria Eletrônica na UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá, visando assim, oportunidades na área de pesquisa a fim de colocar em ptrática conhecimento em favor da instituição e desenvolver-se profissionalmente.

Lattes

Lucas Arturo Noce

Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica, com ênfase em Engenharia Eletrônica.

Lattes

Membros Antigos


Tales Henrique Carvalho

Graduando em Engenharia de Controle e Automação na UNIFEI. Possuo experiência em programação embarcada e em desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. Atualmente estou realizando meu Trabalho Final de Graduação na área de IoT, com enfoque na programação de dispositivos embarcados que comunicam via protocolo LoRaWAN.

Lattes

Leonardo Henrique de Melo

Graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Monitor da disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias I durante o ano de 2017. Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET-TEC Unifei) durante o período de 2018-2020. Possui interesse em programação e eletrônica.

Lattes

Henrique Marcelino Possatto

Atualmente graduando em Engenharia de Computação pela Unifei, com previsão de conclusão em 2021, Interesse na área de programação, programação embarcada e eletrônica

Lattes

Pedro Dal Bello Carranza

Atualmente graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Itajubá, com início em 2017 e previsão de conclusão em 2021. Tem interesse em programação e eletrônica.

Lattes

Gabriel Lobão da Silva Fré

Graduado em engenharia elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações em 2013, atuando no departamento de desenvolvimento de Hardware da mesma instituição, o ICC até 2015. Ainda no Inatel, concluiu o mestrado em telecomunicações em 2016, de onde foi bolsista FINATEL e FAPEMIG. Atuou como Instrutor de laboratório na forma de estagiário docente ao longo dos anos de 2014 e 2015, na disciplina de eletrônica analógica. Atuou também como professor na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema (FAEX), ao ministrar disciplinas tais como Fìsica I e II, Càlculo I e II e Eletromagnetismo.

Lattes

Denis Varise Bernardes

Graduação em Engenharia Física, pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL - USP) no período de Fevereiro de 2012 a Julho 2017. Durante este período, foi desenvolvido um projeto de pesquisa da otimização do tempo de cura de materiais abrasivos resinóides. A aquisição de dados foi feita pelo microprocessador Arduino. Monitor das disciplinas Eletrônica e Instrumentação e Introdução à Eletrônica e Computação Física. Membro do Centro Acadêmico de Engenharia Física, no período de Dezembro de 2015 a Julho de 2016. Estágio supervisionado no Laboratório Nacional de Astrofísica no período de Julho de 2016 a Julho de 2017, onde desenvolveu-se uma metodologia para caracterização do ruído de leitura, corrente de escuro, ganho eletrônico e eficiência quântica de quatro câmeras CCDs iXon Ultra do instrumento SPARC4. Bolsista PCI no Laboratório Nacional de Astrofísica, no período de Setembro de 2017 a Julho de 2018 com o projeto de desenvolvimento do sistema do controle de aquisição do instrumento SPARC4 na plataforma LabVIEW. Mestrando na Universidade Federal de Itajubá, com início em Julho de 2018 com o projeto da determinação dos modos ótimos de operação do sistema de aquisição do SPARC4 através de redes neurais para observação astronômica.

Lattes

Andreia Aparecida de Castro Alves

Atualmente cursa Doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Microeletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. Possui mestrado e graduação em Sistemas de Telecomunicações também pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de etiquetas de RFID chipless, filtros, amplificadores de potência e amplificadores de baixo ruído para aviões não tripulados (VANTs), radares SAR e radares de Monopulso. Atualmente é pesquisador voluntário no laboratório de Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) do Inatel, onde desenvolve atividades de pesquisa acadêmica e atividades em parceria com a empresa Bradar Indústria S/A do grupo Embraer Defesa, onde participou de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Lattes

Poliane Aires Teixeira

Doutoranda em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá,possui Mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações e curso técnico-profissionalizante pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa.

Lattes

Felipe Yamasaki Hirota

Atualmente, graduando na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no curso de Engenharia Eletrônica. com início em 2014 e previsão de conclusão em dezembro de 2019. Desenvolvendo seu Trabalho Final de Graduação na área de IoT pesquisando sobre a tecnologia LoRa e protocolo LoRaWAN. Atual estagiário no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), atuando no projeto e desenvolvimento da unidade de calibração do Espectrógrafo Echelle de Alta Resolução para o Telescópio Perkin-Elmer (ECHARPE). Início em dezembro de 2018 com previsão de conclusão em dezembro de 2019.

Lattes

Aline Amorim

Graduanda em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá. Atuou no Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica, na área de projetos, onde auxiliou a organização de visitas técnicas, mini cursos e eventos, como a Semana de Engenharia Elétrica. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica e faz pesquisa na área de IoT.

Lattes

Érika Mayumi Saito Tagima

Graduanda em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Itajubá. Possui técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Bragança Paulista. Pesquisa na área de identificação por rádio frequência (RFID) e tem interesse pelo desenvolvimento de aplicativos no sistema Android.

Lattes

Daniely Gomes Silva

Possui graduação em Engenharia Elétrica, modalidade em Eletrônica com ênfase Telecomunicações, pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), em 2007. Durante seus estudos no INATEL, estagiou nas empresas Furnas Centrais Elétricas S.A., Hitachi Kokusai Linear Equipamentos Eletrônicos S.A. e no Inatel Competence Center (ICC) Hardware. Em 2008, participou do Curso de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados Digitais (CI Brasil - CT2) e também do Curso de Formação de Instrutores de Circuitos Integrados Digitais (2009), no qual obteve certificação internacional na ferramenta Encounter RTL Compiler v7.2 pela empresa Cadence Design Systems, em Cary - NC - USA. Deste 2007 atuou como engenheira do ICC Hardware em projetos nas áreas de comunicação digital e microeletrônica. Em 2012, participou de um treinamento na Índia, em microeletrônica analógica, na empresa SparkLab Engineering System PVT. LTD. Em 2013, concluiu o mestrado na área de circuitos integrados analógicos. De 2011 a 2016 participou de um projeto de circuito integrado de sinais mistos para sensores indutivos de proximidade e também ministrou aulas de VHDL/FPGA para alunos de engenharia do INATEL. Atualmente cursa Doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Microeletrônica, pela Universidade Federal de Itajubá. Neste curso está desenvolvendo projetos de otimização numérica aplicada à transformada óptica para obtenção de mapeamento quase-conforme em mantos de invisibilidade tri-dimensionais e também prototipagem de guias de ondas em 3D obtidas a partir de transformação óptica quase-conforme e otimização numérica.

Lattes

Décio Rennó de Mendonça Faria

Atualmente é professor substituto de Eletrônica Aplicada e doutorando na área de eletromagnetismo na UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá , mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2016), graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2002), graduado em Matemática Aplicada à Informática (análise de sistemas) pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (1994) , possui Licenciatura em Eletrônica pela Faculdade Paulista São José (2015), formação Técnica em Eletrônica pela E. E. Técnico Industrial Tancredo Neves de Brasópolis, MG (1989). Possui experiência em projetos e manutenção de circuitos eletrônicos analógicos, digitais e de rádio frequência, desenvolvimento de software em sistemas embarcados e projeto de antenas.

Lattes

Giordana Maria Rodrigues

Engenheira Eletricista pelo INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações Santa Rita do Sapucaí, MG - Conclusão: julho de 2000 - Curso Engenharia Elétrica, modalidade em Eletrônica e ênfase em Telecomunicações. Atualmente é aluna de mestrado em em Engenharia de Microeletrônica na UNIFEI (Itajubá - MG). Experiência profissional, de 17 anos, no ramo aeronáutico, com foco em desenvolvimento de sistemas aviônicos, sistemas de comunicações, rádios, antenas, radares e armamentos.

Lattes

Guilherme Alberti da Silva

Graduando na Universidade Federal de Itajubá em Engenharia de Computação (2016). Possui graduação em Tecnologia em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (2015). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desempenho de Redes.

Lattes

Rafael de Souza Martins Braga

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá em julho de 2015. Atualmente é aluno do curso de mestrado de Ciência e Tecnologia da Unifei, atua na área de criação de algoritmos que visam a redução de consumo em redes de fibra óptica utilizando técnicas como modulação adaptativa.

Lattes

Weslei Carlos da Silva

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI Itajubá - MG, Desde 2017. Possui formação técnica em eletroeletrônica, no Centro de Educação Profissional de Itajubá - CEP Itajubá - MG, concluída no segundo semestre de 2016. Estuda e atua na área elétrica desde 2001, onde na Instituição SENAI A. Jacob Lafer - Santo André - SP, realizou o curso de aprendizagem industrial - eletricista de manutenção I, e atuando na Empresa MAHLE COFAP ANÉIS - Mauá – SP. Atualmente, é micro empreendedor individual e responsável técnico pela empresa ALPHA SOLUÇÕES ELÉTRICAS, e parceiro de empresas do setor de engenharia, controle e automação, do setor de manutenção de motores de indução eletromagnética e, também, do setor de sustentabilidade e geração de energia fotovoltaica.

Lattes

Alex Junio Ribeiro Campos

Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Itajubá. Possui Curso Técnico em Eletromecânica (concluído no segundo semestres de 2015), e curso de Qualificação Profissional Reparador de Equipamento Mecânico (concluído no segundo semestres de 2013), ambos pela instituição SENAI Santos Dumont de São Jose dos Campos. Atualmente pesquisa na área de Desenvolvimento de uma plataforma móvel radial para medidores de diagrama de irradiação automático.

Lattes

Renan Alves dos Santos

Graduado em Engenharia de Telecomunicações em julho de 2014 e mestre em Telecomunicações em julho de 2016, ambos pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel. Atualmente é aluno de doutorado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá. Atuou como monitor voltário de microinformática no programa Social Casa Viva em 2010, foi monitor nos laboratórios de Física e Circuitos Elétricos em 2011 e 2012 e fez estágio docente na disciplina de Antenas e Propagação nos anos de 2015 e 2016, ambos no Inatel. De 2013 à 2016 atuou com pesquisa e desenvolvimento de dispositivos de radiofrequência em uma parceria entre o laboratório WOCA do Inatel e a empresa Bradar Embraer Defesa e Segurança.

Lattes

Moïse S.Y. BANDIRI

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e Telecomunicaciones pelo Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría(ISPJAE/ HABANA-CUBA-2012), Mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL-2015). Atualmente é aluno de Doutorado e pesquisador da Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, nas redes celulares com ênfase em planejamento de sistemas celulares e analise de desempenho das redes de Telecomunicações em geral.

Lattes

Daniel de Almeida Arantes

Graduando em Engenharia Eletrônica na Universidade Federal de Itajubá, Estudo de moduladores eletrópticos baseados em ressoadores.

Lattes

Igor Feliciano da Costa

Possui doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2013) e graduação em Tecnologia em Telecomunicações pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de antenas para aviões não tripulados (VANTs), radares SAR, radares de Monopulso, antenas reconfiguráveis e antenas na faixa de ondas milimétricas. Atualmente é pesquisador voluntário no laboratório de Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) do Inatel, onde desenvolve atividades de pesquisa acadêmica e atividades em parceria com a empresa Bradar Indústria S/A do grupo Embraer Defesa, onde nos últimos 3 anos juntamente com o Prof.Dr. Arismar Cerqueira Sodré Jr., participou de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Realizou o desenvolvimento de antenas para sensoriamento remoto, desenvolveu as antenas para o sistema de comunicação em tempo real do SARVANT, um dos primeiros VANTS (Veículo Aéreo Não Tripulado) a serem desenvolvidos com tecnologia nacional, projetou as antenas dos radares para o VANT Falcão e recentemente participa de projetos vinculados ao Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras).

Lattes

Fábio Rocha da Silva

Graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Itajubá, tem interesse em computação embarcada, processamento digital de sinais e comunicações sem fio. Desenvolveu estudo em antenas fractais de banda larga para comunicação 5G, utilizando a geometria do triângulo de Sierpinski.

Lattes

Pedro Mendes Parreiras de Faria

Graduando em engenharia elétrica. Trabalhou como projetista na Archote Jr, realizando projetos de usinas fotovoltaicas, e projetos de intertravamento e desenvolvimento de projetos elétricos para protótipos. Foi voluntário no projeto de vistoria das instalações elétricas da Santa Casa da Misericórdia de itajubá. Posteriormente tornou-se gerente de vendas na Archote Jr.

Lattes